quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

HOSPITAL GERAL DE PALMAS-TO E SEUS ACOMPANHANTES.



a)HGP, o que fazer com os acompanhantes? Deixá-los para trás? Ou ajudá-los na companhia?


O Hospital Geral de Palmas, HGP, seguramente, foi e continua sendo a instituição de saúde importante não semente, para a Capital como também para todo estado do Tocantins e moradores dos Estados que divisa com ele. Apesar de uma estrutura, de certo modo confortável, se torna pequeno devido, o tráfego de pessoas doentes e seus acompanhantes pelos os corredores do Hospital. Por outro lado, o Estado bem como, a Capital Palma está em constante crescimento e a tendência é aumentar ainda mais o número de pessoas doentes e acompanhantes. Acredita-se que, um problema surge, para que haja uma solução e melhoramento em qualquer setor da vida, especificamente, em se tratando de saúde pública por lidar continuamente com pessoas contaminadas com diversidades de bactérias, vírus e microorganismos e ao mesmo tempo refletir diretamente na administração pública. A equipe médica sabe muito bem, que o tráfego de acompanhantes, de maneira não orientada pode tirar o conforto do paciente alem de correr o risco de agravar ainda mais seu estado de saúde, como infecção hospitalar e outros. 

Um vídeo feito nos corredores do Hospital Geral de Palmas, HGP, nesta terça-feira (3) flagra pacientes espalhados pelos corredores da unidade, acomodados em macas e em cadeiras, essas últimas levadas por parentes deles. O hospital já não tem mais leitos para acomodar a demanda de pessoas que procuram por atendimento médico no local. O vídeo foi gravado pelo bilheteiro Roberto Carvalho, que acompanha a mãe dele, Ozana Leão da Silva Carvalho, internada no HGP desde o dia 27 de novembro, após sofrer um acidente vascular cerebral.http://surgiu.com.br/noticia/–acessado em 24/12/2013 
b)
Tal situação se torna mais constrangedora devida Palma ser a Capital do Estado do Tocantins e considerado um ponto turístico, por excelência, pelos os turistas visitantes. Seria vergonhosa uma cidade com este conceito ter um Hospital desorganizado. O problema cobra com urgência uma solução e outra em longo prazo. Tendo em vista que, o povo brasileiro a maioria são ignorantes com respeito a cuidar da saúde de si mesmos e dos outros, que tal, de improviso, no espaço do Hospital ou até mesmo na área verde construir espaço e ensinar aos acompanhantes noções de higiene, primeiros socorros, vírus e bactérias como seres vivos onde podem ser encontrados e o que eles podem causar nas pessoas. Alimentos importantes e não importantes para saúde dos pacientes, a importância de dormir bem, importância de se fazer caminhadas, a importância de estar ocupado com algum afazer, o perigo das drogas, inclusive as licitadas, o perigo das doenças veneras, especialmente na atualidade em que os valores íntimos foram invertidos, como sexo anal, oral e tudo mais. Estas palestras podem ser ministradas com o auxílio da tecnologia e recheadas os intervalos com brincadeiras, música, filmes e algum documentário humorado relativo ao assunto proposto. Percebe-se que tal situação cobra não somente um conhecimento técnico do fenômeno, mas, sim educar os acompanhantes para que se interaja bem em seu núcleo social. 
c)
O país considerado hoje primeiro mundo, ganhou este conceito porque investiu na educação do seu povo. Portugal pode ser um referencial, a saúde somente mudou quando o governo entreviu seriamente neste setor. Somente pode ser dono de farmácia, se for formado e tiver 10 anos no exercício da profissão. O farmacêutico precisa conhecer todos os trâmites da política pública de saúde. Doutra sorte, não possuirá farmácia.  Pode ter um sócio, desde que tenha as mesmas qualidades profissionais. Atualmente, uma corrente anti-socialista tentaram derrubar  esta posição do governo português, conseguiram mas, sem muito sucesso. A farmácia Européia continua focada no fator saúde de seu povo.   
d)
Segundo os meios de comunicações a Presidenta da República, Dilma Roussef está com suas atenções voltadas a investir dinheiro público em Palmas, sugeria que fizesse um planejamento de médio prazo e um de longo prazo para melhorar e manter o Hospital Geral de Palmas a altura de seu conceito. Enquanto isso certamente valerá o jogo de cintura de gestores e funcionários do HGP

Por fim, os bons exemplos devem ser observados e quem sabe aprimorados, o Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba Paraná, tem uma filosofia de trabalho bastante significativa para os acompanhantes de crianças, quem sabe pode ajudar na melhoria do HGP,  problema, acompanhantes.

ROTINA DO ACOMPANHANTE DO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE.

Sua colaboração é necessária. Respeitar as orientações garante um ambiente saudável para as crianças e famílias.
A)Deixe seus pertences na sala do Programa, em armário próprio.
B)Guarde a chave e o número de identificação do armário.
Prenda o cabelo.
D)Não use adornos como anéis, pulseiras, etc.
E)Se possível, use sapatos fechados.
F)Não utilize roupas curtas, decotadas ou transparentes.
G)Faça sempre a higiene das mãos antes de entrar nas enfermarias e após tocar em outras pessoas ou objetos.
H)Evite circular pelos corredores e enfermarias.
I)Fique ao lado de sua criança.
J)Não sente ou deite na cama dos pacientes.
L)Mantenha o paciente em sua cama.
M0Não é permitido levar carregadores de celular para as enfermarias ou outros equipamentos eletrônicos.
N)Evite abordar a equipe de saúde fora do horário de informações.
O)É obrigatório o uso do avental do Programa por questões de identificação, higiene e segurança.
P)É obrigatória a troca diária do avental, após banho e higiene na sala do Programa.
       OBS. Seqüência da lavagem de mãos:

BIBLIOGRAFIA




D)http://conexaoto.com.br/- acessado em 26/12/2013

E)https://google.com.br/searchwww. - acessado em 26/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário