terça-feira, 27 de agosto de 2013

ORIGEM E HISTÓRIA DA CAPITAL DO TOCANTINS - PALMAS






Por, Jeová Rodrigues Barbosa

   










Apesar dos movimentos separatistas que surgiram desde a época do Brasil império, como São João da Palma, atual Paranã, que era o local onde sediou  o primeiro movimento desta natureza, por volta de 1809 na barra do Rio Palma com o Rio Paranã; Porém, o que contribuiu mesmo para origem do nome Palmas foi a natureza. Existia e ainda existe em Palmas, uma grande quantidade de madeira nativa da região denominado Palmeiras, e, estas árvores inspiraram as autoridades da época, a colocar  na capital do Estado do Tocantins o nome de Palmas. Veja que ouve a fusão do rio Palmas, onde sediou o primeiro movimento separatista e as palmeiras da região, que inclusive está intimamente ligada  com a preservação do meio ambiente, a ecologia e o turismo. O orgulho dos moradores de Palmas é o fato de morarem em uma cidade completamente ecológica, tranquila, com excelentes praias de águas doces as margens do Rio Tocantins e Araguaia. O povo, tanto os mais e menos abastados, intelectuais, profissionais liberais são pessoas  simples e de fácil  relacionamentos. Basta que seja simples também.
          Sua história está intimamente ligada com  a de seu Estado. Após vários movimentos no passado para separar o Norte de Goiás, do Estado de Goiás,em 1809 um movimento separatista  de Goiás com o nome  Vila de Palma e que foi instalado na barra do rio Palma com o rio Paranã. 











Assim que o Rei D.João VI de Portugal provocou outra revolta separatista abrindo caminho para Desembargador,Joaquim Teotônio Segurado, proclamar autonomia no governo para a região do antigo Norte de Goiás. 















Ouve resistência por parte de D. Pedro I, Saudoso Imperador do Brasil, que usou como líder de resistência, Caetano Maria Gomes, num período de 3 anos.Ficando portanto, em aberto o movimento separatista para quem quisesse. 








Até que, no século XX o Congresso Nacional em 1988, discute a matéria e aprova o desmembramento do Norte de Goiás do Estado de Goiás, dando – lhe um novo nome: Estado do Tocantins. 










Anos depois, em 10 de Janeiro de 1989, Palmas começa a surgir provisoriamente  na cidade de Miracema, cidadezinha próximo dela, que inclusive foi definida como capital provisória do estado.
























Em 15 de fevereiro de 1989 a Assembléia autorizou o Governador Siqueira Campos que inclusive, ganhou as eleições de 2010, a tomar as medidas cabíveis no processo de desapropriação e instalação da nova Capital Palmas.  Tem uma história política bastante significativa no  Estado do Tocantins inclusive é o governador atual do estado. Termina seu mandato no final de 2014.
.


















BIBLIOGRAFIA



https://www.google.com.br/search?hl=pt-acessado em 29/12/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário