sábado, 11 de janeiro de 2014

O FUTURO DE PALMAS TOCANTINS





a) O IDOSO EM PALMAS 





Com o alto crescimento demográfico no Estado do Tocantins, o fluxo migratório de pessoas idosas, aumentou grandemente em Palmas. Segundo o último senso feito pelo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, a população da capital do Tocantins oscila em 228.332 (duzentas e vinte e oito mil e trezentos e trinta e duas pessoas)  enquanto em todo o estado segundo o censo de 2010 a população é de 1.383.443 p ( um milhão e trezentas e oitenta e três mil e quatrocentos e quarenta e três pessoas). Sendo que em Palmas tem–se aproximadamente 10.000 pessoas de 60 a 94 anos de idade. Dentre este percentual existe uma gama muito grande que necessitam de um tratamento especial. 




Este número pode crescer ainda mais devido o constante desenvolvimento da infra estrutura iniciado no final da década de 80 e, com maior intensidade nos dias atuais, bem como, a disseminação com relação a novos postos de trabalho. A atração de milhares de famílias tem acarretado inchaço nas cidades e levado muito idosos ao abandono e aos maus tratos. Palma sofre com o desenvolvimento do Estado e certamente aumentarão as diversidades de violências  com pessoas da terceira idade.








No ciclo natural da vida, os mais jovens e entendidos são incumbidos de cuidar dos  mais velhos. O desprezo é ruim para com qualquer animal especialmente para um ser pensante e idoso. Palmas – To é considerada hoje a capital ecológica devida ser programada para isso, arborizada, hídrica, ruas e avenidas espaçosas, custo de vida bastante caro, uma cidade que aos poucos está crescendo, para uma sociedade de classe média alta, mas, ao mesmo tempo se agrega a esse programa de crescimento, pessoas velhas que precisam do acolhimento da sociedade mais jovem, devido grande partes das famílias não estarem estruturadas para lidar com este tipo de situação.


 A POLÍTICA DO GOVERNO PARA O IDOSO EM PALMAS-TO E BRASIL


A política  governamental  ainda não tem como alvo o acolhimento, a valorização e o amparo a pessoa idosa. Muitos morrem precocemente por falta de cuidados especiais. Existe um número de processos muito grande tramitando nos Tribunais da Justiça Federal contra o INSS por negar provimento a pessoa idosa e doente. Grande parte destes processos são sessados por pequenas e irregularidades que o Instituto não faz questão de regulamentar. Os grandes prejudicados são as pessoas indefesas, especialmente, as deficientes mentais, que usam algum medicamento controlado, por causa de crises convulsivas e acabam sendo lesadas de seus direitos ficam a mercê da vida sob cuidados de pessoas que não sabem avaliar a gravidade de uma situação desta. 

Os hospitais superlotados com idosos até mesmo nos corredores. Com frequência os médicos denunciam esta situação transferindo pacientes para outras unidades. O Decreto Lei Nº 1.904 de 13 de maio de 1996, Programa Nacional dos Direitos Humanos, PNDH, propõe que as ações governamentais para com a pessoa idosa deve proceder da seguinte forma: - “Estabelecer prioridade obrigatória de atendimento as pessoas idosas em todas as repartições públicas e estabelecimentos bancários do país”. Esta Lei diz claramente que toda instituição deve exercer um papel  humano e respeitoso para com a dignidade da pessoa idosa e ofertar a elas a condição de viver saudavelmente seu curto tempo de vida.


O empenho de um atendimento de qualidade ás pessoas idosas e familiares ligadas a elas, a reintegração, socialização, promoção de bem estar, por meio de cinemas, shows de música e outras formas de lazer público são fundamentais para o bem estar do idoso. Mas seria preciso que Palmas-To  tivesse uma política mais séria voltada a pessoa idosa.   


Quando se quer fazer um trabalho dessa natureza, as dificuldades enfrentadas são grandes, devido, praticamente, tudo depender de dinheiro. Mas, ao mesmo tempo, alem dos projetos de instituição do idoso, o governo também pode dar sua parcela cooperação.    Acredita, ser, um investimento ideal, que poderá no decurso dos anos dar grandes retornos para aqueles que colaboram com amor.


BIBLIOGRAFIA

https://www.google.com.br/ - acessado em 30/12/2013